MS já vacinou 50% dos jovens de 12 a 17 anos contra covid-19 com a 1ª dose

Leonardo Rocha, Subcom


Mato Grosso do Sul já vacinou 50% dos jovens de 12 a 17 anos contra a Covid-19, com a primeira dose da vacina Pfizer. Ao todo são mais de 139 mil adolescentes que receberam a imunização nas 79 cidades do Estado. O atendimento a esse grupo foi autorizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 13 de agosto.

Os dados constam no “Vacinômetro”, que mostram uma população estimada de 278.267 jovens nesta faixa etária no Estado. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que Mato Grosso do Sul foi o primeiro a fazer a vacinação em adolescentes em todos os municípios e não apenas na Capital.

A vacinação nesta faixa etária foi liberada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O objetivo é acelerar a imunização em todas as faixas etárias, para reduzir os casos e mortes por Covid-19 no Estado, assim como a taxa de transmissão da doença. Por este motivo também já foi iniciada a aplicação da terceira dose em idosos, como reforço na imunização, já que esta faixa etária começou a receber vacinas no começo do ano.

A vacinação em Mato Grosso do Sul segue em destaque. Ao menos a primeira dose já foi aplicada em 73% da população. Se levar em conta o público adulto este percentual chega a 92%. Nesta faixa etária a imunização completa (segunda dose e dose única) chegou a 61%.

Estes dados colocam o Estado nas primeiras colocações no ranking nacional na aplicação da primeira e da segunda dose. Desde o início da imunização, em janeiro, a logística eficiente do governo do Estado permitiu que os imunizantes fossem distribuídos nas 79 cidades, menos de 12 horas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!